Datafolha: Facebook tem queda no número de usuários no Brasil
Foto: Metrópoles

Datafolha: Facebook tem queda no número de usuários no Brasil

A plataforma mais popular entre os brasileiros, segundo pesquisa, é o WhatsApp, que tem 69% de usuários ativos.

O número de brasileiros que têm conta no Facebook caiu em 5 pontos percentuais nos últimos 17 meses. Segundo pesquisa do Datafolha, em novembro de 2017, 61% dos brasileiros eram usuários da rede social. Porém, neste mês, apenas 56% dos entrevistados afirmaram ter um perfil.

Entre as pessoas ouvidas, 71% afirmaram participar de pelo menos uma rede social. A plataforma mais popular entre os brasileiros, segundo pesquisa, é o WhatsApp, que tem 69% de usuários ativos.

Em seguida, o Facebook continua a ser a rede mais utilizada, com 35% de contas brasileiras. No mundo, a rede tem um total de 2,2 bilhões de usuários mensais. Em julho de 2018, o Facebook atingiu a marca de 127 milhões de brasileiros ativos. Apesar da recente queda, o Brasil ainda é um dos cinco países que mais utilizam os serviços da empresa.

Em terceiro lugar está o Instagram, com 14% de usuários ativos. O Twitter também sofreu queda no número de brasileiros que usam a rede, caindo de 18% para 14% entre 2017 e 2018. A porcentagem se manteve em 2019.

O constante uso das redes sociais por chefes e integrantes do governo não foram suficientes para aumentar o número de adeptos às redes. Somente 16% dos brasileiros acompanham o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), por alguma rede social.

No Facebook, 14% são “amigos” do chefe do Executivo. No Instagram, apenas 5% seguem o presidente e no Twitter — rede mais utilizada por Bolsonaro — apenas 4% dos brasileiros acompanham as postagens.

A direção geral de pesquisas do Datafolha vê a baixa no número de brasileiros ativos como uma resposta aos escândalos que envolveram o vazamento de dados privados e aumento de fake news. Para os entrevistados, apenas 63% afirmam confiar nas notícias que leem pelo Facebook, enquanto 21% não acreditam em absolutamente nada do que recebem.

Com Informações: Metrópoles

 

Fechar Menu