Com tema ‘Doce Natal’, enfeites chamam atenção no Centro de Suzano
Foto: Reprodução/TV Diário

Com tema ‘Doce Natal’, enfeites chamam atenção no Centro de Suzano

Cidade recebeu mais de 300 peças confeccionadas por mais de 100 artesãos.

A Praça dos Expedicionários em Suzano se transformou em cartão postal da cidade neste Natal. O local recebeu mais de 300 peças de enfeite produzidas por mais de 100 artesãos com o tema ‘Doce Natal”.

Todos os enfeites são feitos com materiais recicláveis, com a técnica do papel marchê.

“Primeiro ele tem de ser uma peça bem elaborada. Quando fazemos a colação do papel, ele tem de estar bem compacto, com isso a gente coloca na base de papelão, montamos a peça, passamos uma massa acrílica, pintamos e depois aí vem a resina acrílica e que dá esta segurança”, pontuou a artesã e coordenadora das oficinas, Filomena Camargo.

Todo o processo foi feito por artesãos da cidade que fazem parte do projeto Vivência Cultural, da Prefeitura. Os trabalhos começaram em setembro.

“As pessoas entendem facilmente que você está dando um presente para a cidade de forma artesanal, com muitas mãos e energias. Senhores idosos e crianças trabalharam. Então cada peça que a gente vê, lembra de uma pessoa que trabalhou com a gente. E foram mais de 100 pessoas”, destacou.

A decoração é um presente para a cidade e também ao meio ambiente. O estudante Mickael Oliveira Rodrigues Neto diz que é uma forma de despertar as pessoas para a importância da reciclagem. “Vai despertar uma consciência nelas de reciclar e reutilizar os produtos”, destacou.

De um ano para o outro, parte da decoração também é reaproveitada e transformada. Até mesmo bengalas são feitas de bobinas de gráfica, já usadas em anos anteriores.

Kevin Souza é youtuber, tem um canal cristão na internet e aproveitou para fazer várias fotos. O estudante ficou encantado com a decoração. “Está muito mais bonito, com cara de família. É uma coisa que até para a gente que faz movimento na praça, ajuda muito. Está muito bacana”, diz.

A praça é apenas um dos pontos decorados em Suzano e que têm atraído atraído muitos visitantes.

A decoração fica no local até 6 de janeiro. Há ainda barracas de doce e artesanato. Durante a semana, elas ficam das 12h às 21h, enquanto sábado e domingo até 22h.

Com Informações: G1 Mogi das Cruzes e Suzano

Fechar Menu