Campanha de Vacinação contra HPV começa na segunda-feira

Vacinação-HPV Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Saúde, começa na próxima segunda-feira (10) a campanha de vacinação de adolescentes do sexo feminino contra o HPV. A imunização acontecerá em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e escolas estaduais até o dia 10 de abril. Devem tomar a dose meninas de 11, 12 e 13 anos.

Este é o primeiro ano em que a vacina contra o HPV é inserida no calendário oficial de imunização, por determinação do Ministério da Saúde. Em 2015, também serão vacinadas meninas de 9 e 10 anos. A sigla designa o vírus do papiloma humano, que gera lesões como verrugas. As vacinas que serão ministradas durante a campanha são para quatro variações do vírus: HPV-6 e HPV-11, consideradas de baixo risco e que geram verrugas genitais; e HPV-16 e HPV-18, de alto risco, que podem desenvolver o câncer de colo de útero.

De acordo com a exposição feita pela diretora da Vigilância Epidemiológica, Elisângela Lopes Assis de Lima, Suzano deverá imunizar um total de 7.715 meninas: 2.534 de 11 anos, 2.597 com 12 anos e 2.584 de 13 anos. Cada posto de saúde irá até as escolas estaduais, que contém alunas nessa faixa etária, mais próximas de sua área de cobertura. Além disso, as UBSs disponibilizarão a vacina para as demais meninas dessa idade que não estudam em escolas estaduais. Nos postos, as jovens poderão atualizar sua carteira de vacinação, tomando doses de outras vacinas.

Já estão no município 2,5 mil doses da vacina. Elas já foram distribuídas nos postos de saúde. Outras 4,5 mil estão para chegar ao longo das próximas semanas. Os gestores das UBSs foram orientados a ir às escolas orientar alunos, pais e professores sobre a importância da imunização.

Em setembro, essas mesmas adolescentes deverão receber a segunda dose da vacina. As UBSs de Suzano ficam abertas das 8 às 17 horas.

Fonte: SECOI PMS

Deixe uma resposta

Fechar Menu