Câmara Técnica de Saúde cobra dados sobre hospital de Suzano

Com a situação do Guido Guida, em Poá, Condemat quer saber se unidade suzanense poderá atender Alto Tietê.

Se novo anexo for apenas apoio ao Hospital das Clínicas, de nada adiantará à região.

A Câmara Técnica de Saúde do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) solicitou informações sobre o funcionamento do anexo do Hospital das Clínicas de Suzano. De acordo com o coordenador do grupo, o secretário de Saúde de Mogi das Cruzes, Marcello Cusatis, a ideia é obter informações para planejar o atendimento da região, já que o Hospital Municipal Guido Guida, em Poá, corre o risco de fechar caso o governo do Estado não forneça apoio. Uma reunião para discutir o assunto foi agendada para o dia 4 de agosto com o secretário de Estado da Saúde, David Uip.
 
Cusatis informou que também solicitou ao prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PR), para que uma visita seja agendada para que os integrantes da Câmara Técnica de Saúde do Condemat conheçam as novas instalações do Hospital das Clínicas de Suzano. “Com a situação do Hospital Guido Guida, a Câmara Técnica já está analisando os possíveis efeitos disso para a região. O Hospital das Clínicas passou por uma bela reforma. Na quarta-feira, foi aprovado pelo colegiado de secretários municipais o pedido de informações ao Estado sobre o que a unidade vai fazer”, destacou.
 
Para o coordenador, as informações solicitadas embasarão o planejamento de atendimento para a região. “Queremos saber se a unidade será aberta à população ou não. Se o Guido Guida, por exemplo, parar da fazer tomografia, é possível fazer no anexo? Se Suzano tiver fila de ressonância, os exames poderão ser feitos lá? Ou a unidade vai ser fechada e servirá para dar apoio ao Hospital das Clínicas? É esta última, inclusive, a informação que temos. Se for assim, não resolve nada para a região”, afirmou.
 
Segundo Cusatis, eles vão aguardar um posicionamento em relação ao Hospital Guido Guida. “No dia 4 de agosto terá uma reunião com deputados e com o secretário de Estado da Saúde e será apresentado a situação do hospital. Não sei se apenas o prefeito Gian Lopes (PR) participará ou outros membros do Condemat. Estamos antecipando a discussão em relação ao Hospital das Clínicas. Caso o Estado diga que é impossível assumir o Guido Guida, queremos saber quais os serviços que ele faz e onde será reabsorvido tudo isso”, ressaltou.
 
O fechamento do Hospital Guido Guida foi cogitado por causa da queda na arrecadação do Impostos Sobre Serviço (ISS), principal receita do município. A unidade tem o custo de R$ 4,5 milhões por mês.
 
Com Informações: Portal News

Deixe uma resposta

Fechar Menu