Cadastro do Passe Livre tem prazo reduzido e nova regra

Cadastro do Passe Livre tem prazo reduzido e nova regra

Estudantes de Suzano terão apenas três dias e ainda vão precisar comprovar a renda familiar. Vereador Lisandro Frederico (PSD) critica.

O período para cadastramento do Passe Livre Estudantil em Suzano começa amanhã e termina na sexta-feira. As novas regras para adquirir o benefício têm gerado controvérsias pelo fato de atender somente estudantes com renda de até três salários mínimos e pelo prazo reduzido. Com apenas três dias, diferente dos anos anteriores quando o prazo chegava até um mês, os estudantes suzanenses que quiserem solicitar a isenção da taxa nos ônibus municipais devem realizar o pedido o quanto antes.
 
Um dos problemas relacionados ao período de inscrições é a divulgação do Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa Universidade para Todos (ProUni), que deve demorar já que as inscrições terão início apenas no próximo mês, quando o prazo para solicitar o passe livre já estiver esgotado. Anteriormente, o benefício, que existe no município desde 2013, era fornecido para todos os estudantes que pedissem e, agora será necessário comprovar que a renda familiar que não pode ultrapassar R$ 2.895.
 
O vereador Lisandro Frederico (PSD) se manifestou nas redes sociais sobre o assunto no último domingo. “Então quem tinha a gratuidade, que é oferecida na cidade desde 2013, não precisava? Não merecia?”, disse o vereador, que explicou a legislação em questão. “Existe uma lei em Suzano, por exemplo, aprovada pela Câmara, que trata sobre o direito dos estudantes a terem Passe Livre. E além disso, uma das metas do Plano Municipal de Educação é aumentar a demanda da gratuidade, o que significa mais gente estudando”, afirmou Frederico.
 
O vereador acrescentou ainda que acredita em uma mudança, pois o povo não pode ser prejudicado, e afirmou que nesta semana pretende montar um material com alternativas para que os estudantes não sejam atingidos pela decisão.
 
Questionada, a Prefeitura informou que “o prazo não deve ser estendido, mas o programa é semestral – aqueles que não se inscreverem neste semestre podem fazê-lo no segundo”. E mesmo com o pouco prazo, a estimativa é atender um grande número de alunos. “Não é possível prever quantos alunos serão beneficiados, mas, historicamente, o número de alunos beneficiados no município fica entre 3,5 mil e 4 mil alunos”, destacou a administração municipal em nota.
 
Cadastro
 
Os interessados em se inscrever ou renovar o cadastro no Passe Livre para este primeiro semestre devem acessar site da Prefeitura de Suzano e escolher a opção “Passe Livre” (http://www.suzano.sp.gov.br/web/passelivre), também é necessário realizar o agendamento para a entrega dos documentos na sede da Secretaria Municipal de Educação (rua Aurora, 303, Vila São Francisco).
 
Os documentos necessários para o cadastro são declaração das escolas mais próximas da residência do requerente que não há vagas, cópia do comprovante de endereço atualizado e de renda de todos os moradores (holerite ou extrato bancário), cópia do RG do aluno, no caso de primeiro registro, e dos moradores da residência junto com a ficha de inscrição preenchida. 
 
Com Informações: Portal News
Fechar Menu