Avião clandestino usado pela cantora Anitta é interditado
Foto: Reprodução

Avião clandestino usado pela cantora Anitta é interditado

No último sábado (21), a cantora Anitta foi flagrada dentro de uma aeronave Phenom 300 prefixo PP-MCG.

O veículo estava atuando como táxi aéreo clandestino, denominado “TACA” pela Associação Brasileira de Táxi Aéreo (Abtaer).

Para falar sobre como o TACA vem prejudicando as atividades operacionais e comerciais das empresas de táxi aéreo que atuam de forma legal no Brasil, ofereço Jorge Bitar, presidente da Abtaer e fundador da Helimarte, Taxi Aéreo.

7 em cada 10 voos de táxi aéreo executivo são com companhias piratas

 Cidade com a segunda maior frota de helicópteros do mundo – só perde para NY – assiste à concorrência desleal e à insegurança a que passageiros estão sujeitos

A Helimarte, empresa táxi aéreo há 19 anos no mercado, apesar de já contabilizar mais de 50 mil voos e 90 mil horas voadas no total, tem aumentado fortemente a atuação em Serviços Aéreos Especiais (SAE) como transporte de cargas, resgates ou vistorias – por causa da queda na procura por voos executivos.  A diminuição do táxi executivo – transporte de passageiros fretados – é preocupante já que é resultado do aumento do táxi aéreo clandestino ou pirata – denominado “TACA” pela Associação Brasileira de Táxi Aéreo.

O TACA é a utilização de aeronaves particulares para venda de voos fretados. “Por não passarem pelas diversas homologações e revisões exigidas pela ANAC, as aeronaves conseguem operar com preços muito abaixo das companhias homologadas como Táxi Aéreo, como a Helimarte”, diz Rafael Dyllis, diretor comercial da empresa.

A segurança dos passageiros é o maior risco do TACA. Pelas aeronaves não passarem por todas as revisões exigidas para serviços de Táxi Aéreo, ocorrem acidentes por todo o país.

Enquanto a Helimarte “briga” ao lado da ABTAER para aumentar a fiscalização e punição das empresas piratas, a empresa cresce na área de SAE (Serviços Aéreos Especiais), tendo conquistado todas as homologações para todos os tipos de serviços possíveis para helicópteros:

– Combate a incêndio (quando a aeronave carrega água em tanques ao lado de fora para jogar em cima de queimadas);

– Vistorias territoriais (quando órgãos do governo ou particulares precisam mapear regiões)

– Fotografias aéreas para mapeamento (quando a aeronave faz imagens com equipamento especial)

– Serviços médicos (quando a aeronave se transforma em ambulância para transporte de pacientes)

– Transporte de cargas internamente ou externamente (quando a aeronave leva cargas pelo lado de fora de até 4 toneladas; ou dentro com até 400kg).

“Os serviços especiais cresceram 70% nos últimos 3 anos, enquanto o táxi executivo perdeu espaço. Enquanto conscientizarmos passageiros executivos quanto ao TACA e seus perigos, a concorrência continuará desleal”, diz Rafael.

Com Informações: Associação Brasileira de Táxi Aéreo (Abtaer)

 

Fechar Menu