Associação Comercial de Suzano avalia que setor está preparado para retomar as atividades nesta semana

Associação Comercial de Suzano avalia que setor está preparado para retomar as atividades nesta semana

O diretor de marketing da Associação Comercial de Suzano, Rodrigo Guarizo, avalia que nesta semana já é possível que comércios de menor impacto voltem a funcionar na cidade, após o governo do estado separar o Alto Tietê das demais regiões da região metropolitana de São Paulo. No entanto, ainda falta avaliar a situação da região.

O decreto foi publicado nesta sexta-feira (29) e institui oficialmente o Plano São Paulo, com o detalhamento técnico dos critérios e regras da retomada da economia, prevista para começar a partir de segunda-feira, dia primeiro de junho.

De acordo com o documento, haverá avaliação periódica das condições epidemiológicas e da estrutura hospitalar em todo o território paulista, com análises do centro de contingência da Covid-19 e orientações da Secretaria estadual de Saúde e do Ministério da Saúde

Guarizo conta que em Suzano já foram adotadas ações de prevenção ao novo coronavírus nos estabelecimentos que puderam retomar as atividades e os comerciantes têm aderido.

“Nesse momento a conscientização já está suficiente para a gente começar a retomada. Essa fase agora vem com a abertura de horário reduzida e estipulou diferentes horários para alguns segmentos, para não haver aglomeração de pessoas que estão indo trabalhar e até as pessoas que poderiam abrir estão fugindo de alguns horários, como o bancário, para evitar a aglomeração”, conta.

Ele explica ainda que o decreto permite a abertura de estabelecimentos de até 400 m², e existe a orientação de distanciamento de, pelo menos, cinco metros para cada cliente.

O diretor diz ainda que a associação tem oferecido capacitação aos comerciantes, mas que o período de fechamento já chegou ao limite. “O pouco de reserva que o pessoal tinha já acabou e a reivindicação é porque algum empresário não tem conseguido acessar o crédito do governo. A gente vê essa desburocratização, mas a gente ainda não consegue acessar”, diz.

Ele conta ainda que a associação tem mantido contado com o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê para apresentar as demandas do setor na cidade.

Com Informações: G1 Mogi das Cruzes e Suzano

Fechar Menu